DVDteca Folha
A Vida é Bela Gênio Indomável A Última Ceia Regras da Vida O Fabuloso Destino de Amélie Poulin Entre Quatro Paredes As Horas Jackie Brown Chocolate Terra de Ninguém O Talentoso Ripley Pollock
Entre Quatro Paredes

Sobre o filme

Diretor

Atores

Contexto histórico

Curiosidades

Crítica

Galeria de imagens

Trailer

Quiz

Textos da Folha

Sites relacionados

 
ENTRE QUATRO PAREDES - CONTEXTO HISTÓRICO

Conto traz pontos divergentes em relação à versão para cinema

MARIANA VIVEIROS
Colaboração para a Folha Online

O escritor Andre Dubus nasceu em 1936, na Louisiana, sul dos EUA, e é geralmente considerado um dos maiores contistas de sua geração. Ele se formou na Universidade Estadual de MacNeese, em 1958.

Depois de passar cinco anos na Marinha, participou do Workshop dos Escritores na Universidade de Iowa e, em 1967, publicou seu primeiro romance, "The Lieutenant" ("O Tenente", em português). O foco de seu trabalho logo se voltou, porém, para contos como "Killings", em que se baseou o filme "Entre Quatro Paredes".

"Killings" foi publicado pela primeira vez na Primavera de 1980. Embora o filme mantenha a questão central da história --como uma família lida com a tragédia da morte do filho--, o conto tem pontos divergentes em relação à versão cinematográfica. No livro, Matt Fowler não é médico, mas dono de uma loja. Frank também não é o filho único do casal Matt e Ruth, mas sim o filho mais novo. Republicado nos EUA em 2002, numa coletânea chamada "In The Bedroom" (título em inglês de "Entre Quatro Paredes"), "Killings" não tem uma versão em português.

Entre 1966 e 1984, Dubus ensinou na Bradford College, em Massachusetts, e teve histórias publicadas em inúmeras revistas literárias e antologias. Em 1986, um acidente mudou drasticamente a vida do escritor. Ele foi atropelado e, em conseqüência, perdeu uma das pernas e ficou incapacitado para usar a outra.

A tragédia continuou com um doloroso divórcio seguido da perda da custódia dos filhos. As novas condições de vida deram a Dubus uma diferente perspectiva literária. Seu último livro foi "Meditations from a Moveable Chair" (literalmente, "Meditações Sobre Uma Cadeira de Rodas").

Em fevereiro de 1999, pouco antes do início das filmagens de "Entre Quatro Paredes", o escritor morreu de um ataque cardíaco. O filho dele, Andre Dubus 3º, é autor de "House of Sand and Fog" ("Casa de Areia e Névoa"), que também virou filme em 2003.
A COLEÇÃO
 

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.