A ÚLTIMA CEIA - CURIOSIDADES
Filme foi feito com orçamento baixo para padrão hollywoodiano
LUCIANA PAREJA
Colaboração para a Folha Online
É possível medir a qualidade de "A Última Ceia" tomando como base seu orçamento, de US$ 10 milhões, um valor baixo para os padrões hollywoodianos. Até na escolha do diretor Marc Forster, o valor pesou.
Os roteiristas Milo Addica e Will Rokos tiveram um orçamento apertado. Quando mostraram o roteiro do filme aos grandes estúdios, uma série de estrelas do porte de Sean Penn e Oliver Stone se interessaram em dirigi-lo, mas para garantir o retorno de investimento tão alto, eram exigidas algumas alterações no conteúdo do filme, de forma a tornar os conflitos mais suaves. Os roteiristas não fizeram concessões e acabaram fechando negócio com um estúdio menor, que lhes deu total liberdade.
Nesse contexto, parece estratosférico o milhão de dólares extra que Halle Berry recebeu para permitir a exibição de uma cena sua de nu frontal, ainda mais levando em conta que todo o elenco, inclusive Billy Bob Thornton, concordaram em trabalhar no filme por uma parte de seus cachês normais. Considerando a acolhida que o filme teve por parte da crítica, o Oscar e o Urso de Prata que a atriz levou para casa, o cachê extra valeu cada centavo. Berry teve de convencer o diretor a aceitá-la no papel porque Forster a achava muito bonita e glamorosa para interpretá-lo.
Além dos prêmios que ganhou, Halle Berry foi indicada ao Globo de Ouro e ao Bafta (o Globo de Ouro Britânico) como Melhor Atriz. O filme foi indicado também ao Oscar de Melhor Roteiro Original.
Oscar
Premiação
- Atriz
Indicação
- Roteiro Original
Urso de Prata (Berlim)
- Atriz
Outras indicações
- Globo de Ouro (atriz)
- Bafta (British Academy
- of Film and Television
- Arts) (atriz)
- MTV Movie Awards (atriz)
|