GÊNIO INDOMÁVEL - CURIOSIDADES
Realidade dos atores se mistura à obra de ficção
MARIANA VIVEIROS
Colaboração para a Folha Online
A amizade de Matt Damon e Ben Affleck é mesmo resistente. Bem que o diretor Gus van Sant tentou dar um final trágico à relação de Will (Damon) e Chuckie (Affleck), pedindo à dupla que reescrevesse uma parte do roteiro. Ele queria que Chuckie morresse num acidente no canteiro de obras em que trabalhava. Os dois aceitaram o pedido meio a contragosto. Com o resultado em mãos, o cineasta admitiu que era uma péssima idéia.
A parceria garantiu uma extensa premiação ao filme. Mas a transposição da amizade dos roteiristas para a tela não é a única referência às suas vidas pessoais.
Em uma das cenas cômicas do filme, Will tem uma entrevista de emprego em uma grande empresa chamada "Holden & McNeil". Ele desiste do compromisso e manda em seu lugar o amigo Chuckie, interpretado por Affleck. Holden McNeil é o nome do personagem de Affleck em "Procura-se Amy" (1997), no qual Damon também atua.
A brincadeira com nomes não para por aí. Na época em que escrevia o roteiro do filme, Damon namorava uma garota chamada Skylar. O curioso nome foi dado à personagem de Minnie Driver, a rica estudante de medicina que se apaixona por Will. Durante as filmagens, o romance fictício tornou-se real. O roteirista e a atriz iniciaram um namoro que não durou muito tempo.
A atriz inglesa, que cresceu em Barbados, teve excelente atuação no filme e foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.
Oscar
Premiação
- Roteiro Original
- Ator Coadjuvante: Robin Williams
Indicação
- Filme
- Direção: Gus van Sant
- Ator: Matt Damon
- Atriz Coadjuvante: Minnie Driver
- Edição
- Canção Original
- Trilha Sonora
Globo de Ouro
Premiação
- Roteiro Original
Indicação
- Filme
- Ator: Matt Damon
- Ator Coadjuvante: Robin
- Williams
Urso de Prata (Berlim)
- Ator: Matt Damon
|