GÊNIO INDOMÁVEL - SOBRE O FILME
Roteiro dá luz a ator-roteirista
MARINA MELLO
Colaboração para a
Folha Online
Divulgação/Imagem Filmes |
|
Matt Damon e Robbin Williams em cena do filme |
Em 1997, dois roteiristas estreantes, de apenas 27 anos e 25 anos, conseguiram algo que muitos veteranos cobiçam: foram premiados com o Oscar de Melhor Roteiro por "Gênio Indomável". Os autores da façanha são Matt Damon e Ben Affleck, que também atuam no filme, interpretando amigos de infância. A amizade não se restringe às telas. Eles se conhecem desde criança.
Quando Damon cursava Literatura na Universidade de Harvard, surgiu o embrião do projeto, a partir de um trabalho que havia preparado para uma aula de inglês. Mais tarde, Ben Affleck sugeriu transformar o trabalho em roteiro. Quando procuravam um produtor para o filme, o ator Robin Williams leu a história, se encantou e decidiu participar da produção.
O gênio indomável do título é o jovem órfão Will (Matt Damon), faxineiro do M.I.T. (Massachussets Institute of Technology). Sem nunca ter freqüentado uma universidade, ele resolve complexos problemas matemáticos que estudiosos levaram anos para decifrar. Ao invés de se dedicar aos estudos, no entanto, prefere desperdiçar seu talento em bebedeiras e brigas com os amigos de infância. Em uma de suas confusões, vai parar na cadeia.
Depois de conseguir a liberdade, o rebelde deve freqüentar sessões de psicoterapia. É assim que Will conhece Sean Maguire (Robin Williams), o psiquiatra que o fará analisar seu comportamento e questionar seus valores, auxiliando-o em suas escolhas. Durante o processo terapêutico, Will acaba se envolvendo com Skylar (Driver), uma rica estudante de medicina de Harvard, o que o deixa mais confuso.