JACKIE BROWN - CONTEXTO HISTÓRICO
"Blaxploitation" é cinema feito por negros e para negros
LUCIANA PAREJA
Colaboração para a Folha Online
O termo "blaxploitation" surgiu no início dos anos 70 para nomear o cinema feito por negros e para negros nos Estados Unidos, em contraponto aos filmes com personagens negros produzidos nos anos 60 pelos grandes estúdios, dos quais o expoente maior era Sidney Poitier.
A comunidade afro-americana não se sentia representada em sua realidade em filmes como "Adivinhe Quem Vem para Jantar?" (67), numa época em que os movimentos pelos direitos civis dos negros e contra o preconceito racial vinham eclodindo no país, como os Panteras Negras (grupo de ativistas radicais).
Uma escola "black" foi surgindo a partir do lançamento, em 1970, de "Watermelon Man", do diretor Melvin Van Peebles, um dos grandes nomes do estilo.
Os filmes traziam em seu roteiro, no elenco, nos diálogos, nos figurinos, na caracterização e na trilha sonora, como essência, a linguagem negra, sem concessões e adaptações para o público branco.
O sucesso foi tanto que o estilo acabou chegando aos grandes estúdios, com a produção de "Shaft" (71), protagonizada por Richard Roundtree, pela MGM.
O filme teve duas seqüências. Muitas das histórias tinham tramas policiais, como o próprio "Jackie Brown", homenagem de Tarantino ao gênero.
A atriz Pam Grier, estrela do filme, foi uma das expoentes da época da "blaxploitation" na década de 70.
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