JACKIE BROWN - DIRETOR
Cineasta é um dos mais cultuados desde o século 20
LUCIANA PAREJA
Colaboração para a Folha Online
De balconista de videolocadora a cineasta cultuado ao redor do mundo, Quentin Tarantino teve seu aprendizado na escola e no balcão de seu antigo trabalho.
Inventor de um estilo autoral representativo da cultura pop contemporânea e recheado de referências "cult", em que os diálogos de efeito são tão importantes quanto a quantidade de sangue exposta na tela, ele nasceu em 27 de março de 1963 em Knoxville, Tenesse, mas mudou-se com a família para Los Angeles, onde cresceu.
Antes de dirigir seu primeiro filme, "Cães de Aluguel" (92), estreou como um imitador de Elvis em um episódio da série "Supergatas" e escreveu roteiros que viraram filmes bem-sucedidos nas mãos de outros diretores: "Amor à Queima-Roupa" (93), dirigido por Tony Scott, e "Assassinos por Natureza" (94), de Oliver Stone.
Entre a venda dos roteiros e o lançamento dos filmes, acabou encaixando seu longa de estréia --financiado após Harvey Keitel aceitar o papel de um gângster envolvido num plano que dá totalmente errado- e, depois, seu segundo filme de sucesso estrondoso no mundo todo: "Pulp Fiction".
O filme teve diversas indicações ao Oscar e firmou o nome de Tarantino como um dos mais inventivos cineastas contemporâneos. Seus outros filmes são "Jackie Brown" (97), "Kill Bill -- Volume 1" (03) e "Kill Bill -- Volume 2" (04), em uma filmografia como diretor concisa, porém significativa.
Carreira
- "Kill Bill - Volume 2" (2004)
- "Kill Bill - Volume 1" (2003)
- "Jackie Brown" (1997)
- "Grande Hotel" (Episódio "O Homem de Hollywood") (1995)
- "Pulp Fiction - Tempo de Violência" (1994)
- "Cães de Aluguel" (1992)
|