O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN - ATORES Atriz
foi comparada a Audrey Hepburn
LUCIANA PAREJA
Colaboração para a Folha Online
Foi ao ver sua foto no cartaz de "Instituto de Beleza Vênus" (1999) que o cineasta Jean-Pierre Jeunet convidou a atriz Audrey Tautou para fazer um teste que daria vida à personagem Amélie Poulain.
Ninguém discorda: ela encarnou mesmo a Amélie, e consigo levará para sempre o papel.
Com jeitinho de menina e grande capacidade interpretativa, ela encaixou como uma luva no papel, que a lançou para o sucesso internacional e gerou comparações com a atriz Audrey Hepburn.
Nascida em Beaumont, na França, em 1978, Tautou se interessou por atuação cedo, nas aulas da escola.
Depois de vários papéis em filmes para a TV, contracenou com Natalie Baye em 1999, o que lhe deu um prêmio César (o Oscar francês) de Atriz Revelação.
A partir da notoriedade adquirida com "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", participou de diversas produções, repetindo a dobradinha com Jeunet em "Eterno Amor" (04), fazendo uma mulher neurótica -bem diferente da meiga personagem que a consagrou- em "Bem me Quer... Mal me Quer" (02) e interpretando uma imigrante no elogiado drama de Stephen Frears "Coisas Belas e Sujas" (02), entre outros.
Multitalentoso, Mathieu Kassovitz (no filme, ele é Nino) é roteirista, diretor e ator.
Interpretar, nem de longe, é o que ele prefere fazer. "Atuando, você consegue dinheiro, conforto, mulheres, mas não é um trabalho muito criativo", disse.
Ainda assim, sua filmografia como ator, ultrapassa com vantagem a de diretor e roteirista (ele próprio dirige seus roteiros).
Polêmico e com fama de briguento, ele nasceu em Paris, em 1967, filho do diretor Peter Kassovitz.
Dois de seus grandes sucessos são "O Ódio"(95) e "Rios Vermelhos" (00). Atualmente, prepara-se para filmar o roteiro de sua autoria "Babylon Babies".
|