O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN - CONTEXTO HISTÓRICO
Bairro retratado no filme ganhou vida nova após Amélie
LUCIANA PAREJA
Colaboração para a Folha Online
O filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" se passa no bairro parisiense de Les Abesses, e todas as locações usadas, como o café em que Amélie é garçonete e a quitanda da esquina, existem de fato. Com o sucesso do filme, os negócios locais tiveram uma renovação, atraindo a visita de turistas e curiosos.
Jean-Pierre Jeunet, diretor do filme e morador do bairro, afirmou: "Assumi um risco, porque, depois de encher a paciência de todo mundo em três meses de rodagem, se o filme fosse uma bomba, não sei se teriam continuado a me atender tão bem! O que me agradou foi perceber que o filme mudou a vida do cara do armazém da esquina, do dono do Deux Moulins. Ele queria vender o lugar, mas desistiu, dá entrevistas todo dia, turistas freqüentam seu bar".
Les Abesses é um bairro parisiense próximo a Montmartre, em que a sensação que se tem é a de que o tempo não passou. Uma das poucas estações de metrô remanescentes do Art Nouveau fica localizada na região. Tudo lá remete ao estilo artístico consagrado na virada do século 19 para o 20.
É um bairro típico, que sempre recebeu turistas, mas que vinha perdendo espaço com o passar dos anos, restringindo-se a uma pequena curiosidade encravada na parte boêmia de Paris. O local é repleto de livrarias e possui também cinemas, galerias e teatros, o que o torna um ponto de encontro de gente interessada em arte e dos boêmios de plantão.
|