O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN - CURIOSIDADES
Papel foi criado especialmente para a inglesa Emily Watson
LUCIANA PAREJA
Colaboração para a Folha Online
O papel de Amélie Poulain não era para ser de Audrey Tatou, mas sim, originalmente, de Emily Watson. Graças ao perfeito conjunto formado para a produção, o filme arrebatou os principais prêmios César, o Oscar francês, que injustiçou a atriz não lhe dando o prêmio do ano.
Impressionado com sua atuação em "Ondas do Destino" (96), de Lars von Trier, em que Emily Watson interpreta uma mulher extremamente boa e pura de coração, Jean-Pierre Jeunet pensou que ali estava a escolha ideal para a personagem.
O roteiro, inicialmente escrito em francês, foi adaptado para o inglês --o pai de Amélie iria morar na Inglaterra-- e o nome da personagem seria Emily, como o da atriz.
Na fase de produção, no entanto, a atriz desistiu do projeto, pois não queria se ausentar da Inglaterra por cinco meses, tempo necessário para as gravações em Paris.
O roteiro voltou à sua versão francesa e a heroína teve seu nome modificado para Amélie, inspirado pela praça Amélie des Abesses, no bairro Les Abesses --onde se passa a ação do filme e onde o diretor mora na vida real.
Lendo um guia de cinema, Jeunet resolveu fazer no título uma homenagem ao filme de Sacha Guitry "Le Destin Fabuleux de Desireé Clary" (42), e criou "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain".
O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas não levou o prêmio. Também recebeu indicações da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para Direção de Arte, Fotografia, Som e Roteiro Original.
Oscar
Indicação
- Filme Estrangeiro
- Direção de Arte
- Fotografia
- Som
- Roteiro Original
Globo de Ouro
Indicação
- Filme Estrangeiro
César (o "Oscar" francês)
Premiação
- Filme
- Diretor
- Trilha Sonora
- Cenário
Indicação
- Atriz
- Ator Coadjuvante: Rufus
- e Jamel Debbouze
- Atriz Coadjuvante: Isabelle Nanty
- Fotografia
- Figurino
- Edição
- Som
- Roteiro
|