POLLOCK - ATORES
Jovens atores reeditam tipo clássico
LUCIANA PAREJO
Colaboração para a Folha Online
Premiado pelo Oscar de Melhor Roteiro Original por "Gênio Indomável", Matt Damon (o Ripley da versão de Anthony Minghella) passou a ser requisitado por diretores como Steven Spielberg ("O Resgate do Soldado Ryan", 98) e Minghella.
Com a capacidade de manter boas relações pessoais --com seus companheiros de trabalho, na verdade, amigos- ele se aproximou do diretor Gus van Sant (com quem fez "Gênio Indomável") e, juntos, realizaram outros projetos, como "Encontrando Forrester" (00) e "Gerry" (02). Com Steven Soderbergh e George Clooney, começou em "Onze Homens e um Segredo" (01).
Jude Law (Dickie Greenleaf) só se tornou conhecido nos EUA ao fazer "O Talentoso Ripley". Passou a atuar em produções de maior destaque como "A.I. - Inteligência Artificial" (01), "Estrada para Perdição" (02) e "Cold Mountain" (03), pelo qual foi novamente indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro. Em 2004, estrelou nos EUA o remake de "Alfie, o Sedutor"; "Closer", em que contracena com Julia Roberts; e "O Aviador", de Martin Scorsese.
Já Gwyneth Paltrow teve o personagem criado sob medida. Marge, a namorada de Dickie, foi alterada em relação ao texto original, do livro.
Minghella conhecia o trabalho da atriz, que na época da elaboração do roteiro, filmava "Shakespeare Apaixonado" (98), filme pelo qual ganharia o Oscar de Melhor Atriz. A americana de Los Angeles, nascida em 1973, ficou lisonjeada pelo convite do cineasta.
Até ser premiada com o Oscar, trabalhou em diversas produções, entre elas, "Seven - Os Sete Pecados Capitais" (95), com Brad Pitt e Morgan Freeman, "Emma" (96) e "De Caso com o Acaso" (98)." Mais recentemente foi vista nas telas em "Os Excêntricos Tennebaums" (01) e "Capitão Sky e o Mundo de Amanhã" (04), quando volta a fazer par com Law.
|