POLLOCK - SOBRE O FILME
"Batalha" permeou a produção
LUCIANA PAREJO
Colaboração para a
Folha Online
Divulgação/Imagem Filmes |
|
Ed Harris como o artista plástico Jackson Pollock |
Projeto pessoal de Ed Harris, "Pollock" foi protagonizado, dirigido e produzido pelo ator, que já vinha de uma carreira consagrada, com atuação em inúmeros filmes e quatro indicações ao Oscar. Harris se interessou em interpretar a vida de Jackson Pollock devido à grande semelhança física entre ele e o pintor.
Para contar a história de um dos maiores pintores dos EUA, o ator teve de recorrer a uma série de estúdios e produtores. Várias edições diferentes foram feitas cada vez que o financiador era trocado.
Lançado finalmente pela Sony, o filme recebeu críticas positivas e as delicadas atuações do próprio Harris (indicado ao Oscar de Melhor Ator) e de Marcia Gay Harden (Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante) não passaram em branco.
Cinebiografia de Jackson Pollock (1912-1956) -um dos maiores artistas plásticos norte-americanos do século 20-, o filme mostra a trajetória da fama à decadência do pintor ao longo da vida, partindo de sua revelação para o mundo das artes como principal expoente do expressionismo abstrato até sua morte prematura e trágica em um acidente de carro.
Da descoberta da técnica que o consagraria --a "action painting", que trazia a seus quadros furiosos borrões e pingos de tinta-- ao jugo imposto por sua mulher, a também artista plástica Lee Krasner, e sua mecenas, Peggy Guggenheim, o filme expõe a realidade não menos torturada que seus quadros transmitiam.
É um retrato comovente do primeiro pintor norte-americano a se tornar uma celebridade das artes plásticas e que foi consumido por esse universo.