AS HORAS - CURIOSIDADES
Filme consagrou a carreira da atriz Nicole Kidman
MARIANA VIVEIROS
Colaboração para a Folha Online
"As Horas" foi um filme bastante premiado em todo o mundo e recebeu inúmeras indicações aos principais troféus do cinema mundial.
Rendeu ao roteirista David Hare, que adaptou o romance de Michael Cunningham, o prêmio de melhor roteirista do Círculo de Críticos de Cinema de Londres e da Associação Norte-Americana dos Roteiristas (Writers Guild of America); ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático; e foi eleito o melhor filme de 2002 pela Associação Nacional de Críticos dos EUA (National Board of Review) --além de ter recebido nove indicações ao Oscar.
Acima de tudo isso, porém, a produção consagrou a carreira de Nicole Kidman, que recebeu o Oscar, o Globo de Ouro, o Urso de Prata em Berlim (o prêmio foi dividido com Julianne Moore e Meryl Streep) e o Bafta (o "Oscar" britânico), entre outros.
O reconhecimento pela encarnação da escritora Virginia Woolf --papel para o qual Kidman se sentia insegura e só aceitou depois de muita insistência do diretor Stephen Daldry-- marcou uma nova fase na carreira da atriz.
Definitivamente livre da sombra do ex-marido, o astro Tom Cruise, de quem havia se separado pouco antes de iniciar "As Horas", Kidman conseguiu, depois do filme, entrar de vez para um time muito seleto de estrelas hollywoodianas, reconhecidas tanto pela sua beleza e elegância quanto pelo talento.
As indicações e prêmios de "As Horas" também tiveram um saldo muito positivo para a carreira de Stephen Daldry.
Oscar
Premiação
Atriz: Nicole Kidman
Indicação
- Filme
- Diretor
- Roteiro
- Ator Coadjuvante: Ed Harris
- Atriz Coadjuvante: Julianne Moore
- Trilha sonora original
- Figurino: Ann Roth
- Edição: Peter Boyle
Globo de Ouro
- Filme
- Atriz: Nicole Kidman
Bafta (o "Oscar" inglês)
- Atriz: Nicole Kidman
Festival de Berlim
Prêmio do Júri de Leitores do "Berliner Morgenpost"
- Stephen Daldry
Urso de Prata de melhor
- atriz - Meryl Streep, Nicole Kidman e Julianne Moore
Associação Nacional de Críticos dos EUA (National Board of Review)
- Filme
|