ENTRE QUATRO PAREDES - ATORES
Tom Wilkinson e Sissy Spacek encenam casal em crise
MARIANA VIVEIROS
Colaboração para a Folha Online
Como filme intimista que é, "Entre Quatro Paredes" tem poucos, mas importantes personagens, que exigem um esforço dramático extra dos atores que os representam. E, embora todos tenham excelentes atuações, o casal central, interpretado por Tom Wilkinson (Matt Fowler) e Sissy Spacek (Ruth Fowler), se destaca com um brilho à parte, reconhecido pelos prêmios e indicações que ambos receberam.
Mais conhecido do público em geral pelo papel de um dos seis desempregados de uma decadente cidade industrial inglesa que resolvem se tornar strippers em "Ou Tudo Ou Nada" (97), Wilkinson, 56, é um ator popular no Reino Unido. Coincidência ou não, interpretou diversos papéis em produções baseadas em romances de escritores famosos, como Oscar Wilde e William Shakespeare, ou que retratavam episódios das vidas deles.
Fora das telas, o ator, premiado diversas vezes por suas performances nos palcos, recebeu na virada de 2005 o título de Oficial da Ordem do Império Britânico pelas suas realizações na arte dramática.
Ainda hoje lembrada por seu papel como a personagem título de "Carrie, A Estranha" (76), um clássico mundial do cinema de terror, Sissy Spacek, 55, foi, na verdade, uma jovem bastante popular no colégio, diferentemente da personagem que a tornou famosa.
Um dos primeiros filmes em que atuou foi "Terra de Ninguém" (73). Com o diretor de arte da produção, Jack Fisk, Spacek trabalhou em um total de oito filmes. Fora das telas, os dois se casaram em 1974, estão juntos até hoje e têm duas filhas.
Em 1981, ela ganhou o Oscar por seu desempenho como Loretta Lynn, na cinebiografia da estrela da música country, "O Destino Mudou Minha Vida". A atriz, inclusive, lançou um disco próprio de música country em 1983, intitulado "Hangin'up My Heart".
|