ENTRE QUATRO PAREDES - CURIOSIDADES
Premiação permite ao filme ser expoente do cinema "indie"
MARIANA VIVEIROS
Colaboração para a Folha Online
Vencedor do Grande Prêmio do Júri do Festival de Sundance, onde obteve uma ótima receptividade em sua estréia, "Entre Quatro Paredes" foi a aposta independente para o Oscar de 2002, num ano em que concorreram blockbusters como "Senhor dos Anéis - A Sociedade dos Anel" e "Uma Mente Brilhante", que levaram os principais prêmios.
Apesar de não ter levado sequer uma das cinco indicações ao prêmio máximo do cinema norte-americano, a produção foi reconhecida pela crítica especializada e pelas associações que representam as diferentes categorias profissionais da indústria cinematográfica, tendo recebido alguns dos principais prêmios concedidos por entidades como o Instituto Americano de Cinema, as associações de críticos de Los Angeles e Chicago, e a Associação Nacional dos Críticos dos EUA (National Board of Review).
A última, instituição respeitada no meio cinematográfico, considerou Todd Field o melhor diretor de 2001 e deu a ele e a Rob Festinger o prêmio de melhor roteiro do ano.
"Entre Quatro Paredes" recebeu também o Independent Spirit Award de Melhor Ator (Tom Wilkinson), o de Melhor Atriz (Sissy Spacek) e o de Melhor Filme de Estréia de um Diretor, para Todd Field.
O reconhecimento do circuito comercial de premiações veio com o Globo de Ouro de Melhor Atriz num drama, em 2002, para Sissy Spacek, pelo desempenho no papel da dona-de-casa Ruth Fowler.
Oscar
Indicação
- Filme
- Ator: Tom Wilkinson
- Atriz: Sissy Spacek
- Atriz Coadjuvante: Marisa Tomei
- Roteiro Adaptado
Globo de Ouro
- Premiação
- Atriz em Drama: Sissy
- Spacek
- Indicação
- Filme
- Atriz Coadjuvante: Marisa
- Tomei
Festival de Sundance
- Premiação
- Grande Prêmio do Júri
Independent Spirit Award
- Premiação
- Ator: Tom Wilkinson
- Atriz: Sissy Spacek
- Filme de estréia de diretor
Associação Nacional dos Críticos dos EUA (National Board of Review)
- Diretor
- Roteiro
|