TERRA DE NINGUÉM - ATORES
Ingleses, croata e bósnio são a base de drama sobre a guerra
MARINA MELLO
Colaboração para a Folha Online
Um dos protagonistas de "Terra de Ninguém" é bósnio. Seu inimigo no campo de batalha interpreta um sérvio, mas é croata. No elenco, ainda há dois ingleses.
Branko Djuric nasceu em Sarajevo, na atual Bósnia-Herzegovina, em 1962. Atua desde a década de 70 no teatro, na TV e no cinema. Seus principais filmes foram "Vida Cigana", de Emir Kusturica, cineasta que nasceu na mesma cidade da ex-Iugoslávia.
René Bitorajac já conhecia um pouco a realidade do exército, pois prestou serviço militar na juventude. Nasceu em 1972 em Zagreb e estudou na Academia de Artes Dramáticas e Cultura. Já participou de mais de 20 filmes.
Katrin Cartlidge, a repórter do filme, nasceu em Londres em 1961, e começou no teatro ainda adolescente. O cineasta inglês Mike Leigh lhe deu a primeira oportunidade no cinema, em "Naked" (93). No ano seguinte, participou de "Antes da Chuva", que já tratava da violência nos Balcãs.
Trabalhou ainda com Lars von Trier em "Ondas do Destino" (96). Seu personagem foi a forma escolhida para criticar a cobertura dos conflitos internacionais pela imprensa. A carreira da atriz foi interrompida pela sua morte em 2002, de pneumonia.
O também inglês Simon Callow, nascido em 1949, interpreta o Coronel Soft. Vindo de longa carreira na televisão, no teatro e no cinema, seu primeiro filme foi "Amadeus" (84).
Também atuou em grandes sucessos como "Quatro Casamentos e Um Funeral" (94) e "Shakespeare Apaixonado" (98).
|