TERRA DE NINGUÉM - CURIOSIDADES
Filme foi o primeiro bósnio a ganhar o Oscar
MARINA MELLO
Colaboração para a Folha Online
"Terra de Ninguém" foi o primeiro filme bósnio da história que recebeu um Oscar. Em toda a equipe, há pessoas dos mais diversos países: Sérvia, Croácia, Bósnia, Eslovênia, Montenegro, Bélgica, Inglaterra, França, Grécia, Suíça e Holanda.
As cenas de estúdio foram filmadas na Bélgica e as demais na Eslovênia, perto da fronteira italiana. A mistura étnica reforça ainda mais a idéia do filme de mostrar o "nonsense" de uma guerra entre povos irmãos.
Alguns trechos cômicos do filme foram de fato testemunhados pelo diretor Danis Tanovic. Um deles é o do soldado da ONU com seu "walk-man" em meio à guerra. Uma vez em Sarajevo, o cineasta presenciou o momento em que um soldado das forças de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) escutava música tranqüilamente em cima de um tanque parado em um cruzamento da cidade.
Os representantes da ONU haviam recebido ordem de não intervir no conflito. Em volta do tanque, as pessoas corriam para não serem atingidas por balas.
A experiência da guerra fez Tanovic realizar um filme diferente dos tradicionais do gênero: "Eu não queria de jeito nenhum filmar uma epopéia. Eu não queria fazer um filme de guerra clássico, pois a guerra é algo muito diferente do que vemos nesse tipo de filme.
A guerra é um estado de espírito. Não é o barulho constante das armas ou das hélices de um helicóptero em cima das cabeças --mesmo sendo isso também. A guerra é, sobretudo, o que a gente tem na cabeça quando a vivemos e o que sobra dela nos anos seguintes."
Oscar
- Filme Estrangeiro
Globo de Ouro
- Filme Estrangeiro
Festival de Cannes
- Roteiro
|