O TALENTOSO RIPLEY - CURIOSIDADES
Elenco especial não faturou os prêmios a que foi indicado
MARINA MELLO
Colaboração para a Folha Online
Anthony Minghella dedicou especial atenção à escolha do elenco de "O Talentoso Ripley" . Mesmo com o roteiro pronto, impôs aos produtores que não faria o filme se não encontrasse um Ripley que o empolgasse. Escolheu Matt Damon para o papel, antes do lançamento de "Gênio Indomável" (97). Quando assistiu a uma versão de "Gênio Indomável", em fase de pós-produção, não teve mais dúvidas de que queria Damon para o papel.
O cineasta achava que ele se aproximava do público, fundamental para a sua versão de Ripley.
Marge foi escrita especialmente para Gwyneth Paltrow, com quem Minghella tem uma relação pessoal. Sua personagem é atraente e um pouco rebelde, diferente da Marge de Highsmith, uma caipira. Ela se parece, de fato, com Gwyneth.
Foi Cate Blanchet quem insistiu para fazer Meredith, a inocente milionária americana em viagem pela Europa, que não existe no livro de Highsmith. Ela ainda não tinha sido premiada por seu papel em "Elizabeth" (98), mas Minghella já conhecia seu talento.
O caso mais complicado foi a escolha de Dickie. Minghella entrou em contato com diversos atores americanos, mas achou que eles não se familiarizavam com o universo social do personagem. Ao assistir a um filme de Jude Law, acabou se conformando em trabalhar com um ator inglês, pois o achou perfeito para o personagem.
Mesmo com todo o talento e a escolha cuidadosa, os atores, indicados ao Oscar e ao Globo de Ouro, não levaram prêmios pelos seus brilhantes desempenhos.
Indicações
Oscar
- Roteiro Adaptado
- Ator Coadjuvante: Jude Law
- Direção de Arte
- Trilha Sonora
- Figurino
Globo de Ouro
- Filme (drama)
- Direção
- Ator: Matt Damon
- Ator Coadjuvante: Jude Law
- Trilha Sonora
|