O TALENTOSO RIPLEY - SOBRE O FILME
Ripley tem várias versões
MARINA MELLO
Colaboração para a
Folha Online
Divulgação/Imagem Filmes |
|
Gwyneth Paltrow, Matt Damon e Jude Law em cena do filme |
"Imagino que todos saibamos como é sentir-se excluído. Nós talvez até tenhamos fingido ser alguém que não somos para sermos aceitos ou bem-sucedidos. Essa é uma das coisas que nos fazem seres humanos, e a percepção disto é que nos faz ver Ripley como tal. Essa ligação desconcertante com Tom Ripley, um dos personagens mais incríveis da ficção, e a ansiedade gerada pela familiaridade, pelo menos em pesadelo, do que acontece com ele, me moveu a fazer este filme."
É assim que o cineasta inglês Anthony Minghella explica porque resolveu passar para as telas o livro de Patricia Highsmith, "O Sol por Testemunha".
Em sua versão, Minghella se aproxima de Ripley e humaniza o personagem, cuja história já havia sido contada no cinema por René Clément --em filme também intitulado "O Sol Por Testemunha" (60), com Alain Delon como protagonista.
Tom Ripley (Matt Damon) é um mestre na arte da imitação e do improviso.
Conhece o Sr. Greenleaf, rico dono de um estaleiro, e finge ter sido colega de seu filho, Dickie (Jude Law), na época da faculdade. O Sr. Greenleaf quer que Ripley convença o filho a voltar a Nova York.
Dickie vive na Itália com Marge (Gwyneth Paltrow), dividindo seu tempo entre jazz, veleiros, amigos e mulheres.
A partir daí, para ser como o novo amigo, Ripley aposta todas as cartas e chega até a cometer crimes, que irão transformar definitivamente a vida do jovem casal americano em férias na Itália.