O TALENTOSO RIPLEY - DIRETOR
Diretor diz ser cineasta amador e escritor profissional
MARINA MELLO
Colaboração para a Folha Online
O diretor Anthony Minghella tem uma curta, mas premiada, carreira cinematográfica. Seus cinco filmes acumulam mais de 20 indicações ao Oscar. Apesar do trabalho reconhecido internacionalmente, ele se considera um escritor profissional e cineasta amador.
O inglês, filho de pais italianos, nascido em 1954, estudou e deu aulas de literatura. Seus primeiros trabalhos, na década de 80, foram como dramaturgo. Escrevia peças teatrais, além de roteiros para rádio e televisão.
Estreou no cinema somente em 1991, com "Um Romance de Outro Mundo", mas não deixou de escrever. Assina o roteiro desse filme e dos outros três que lhe renderam inúmeros prêmios.
"O Paciente Inglês" (96), que foi indicado a 11 Oscar e recebeu nove prêmios, é uma adaptação do romance homônimo de Michael Ondaatje. Seus filmes subseqüentes também foram baseados em obras literárias.
"O Talentoso Ripley" (99) e "Cold Mountain" (03) --indicado a seis Oscar e premiado na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante-- inspiram-se, respectivamente, em obras de Patricia Highsmith e Charles Frazier.
O cineasta gosta de participar das diferentes fases da elaboração dos filmes. Diz que escrever os roteiros facilita o trabalho de direção. Sua técnica de adaptação é relativamente simples: lê a obra duas ou três vezes e depois a deixa de lado. Escreve o filme como contaria a história a um amigo. Não costuma aproveitar diálogos e se preocupa em não decepcionar o autor da obra adaptada.
Carreira
- "The Ninth Life od Louis Drax" (2006)
- "Cold Mountain" (2003)
- "O Talentoso Ripley" (1999)
- "O Paciente Inglês" (1996)
- "Um Romance de Verdade" (1993)
- "Um Romance de Outro Mundo" (1991)
|