REGRAS DA VIDA - CURIOSIDADES
Filme foi um dos favoritos na corrida ao Oscar em 2000
MARIANA VIVEIROS
Colaboração para a Folha Online
Regras da Vida" chegou ao Oscar de 2000 como um dos favoritos aos principais prêmios, com sete indicações, incluindo Melhor Filme e Diretor.
Dividia as apostas com "Beleza Americana", que acabou levando a melhor, oito estatuetas, no que foi chamado de a grande revanche de Steven Spielberg, sócio do estúdio que produziu "Beleza Americana" (99), contra a Miramax, responsável por "Regras da Vida".
Um ano antes, a Miramax havia abocanhado a maioria dos principais prêmios do Oscar com "Shakespeare Apaixonado" e "A Vida é Bela", deixando para trás "O Resgate do Soldado Ryan", produzido por Spielberg e protagonizado por Matt Damon.
Mas "Regras da Vida" está muito longe de ser um perdedor. Além dos prêmios de Melhor Roteiro Adaptado para o escritor John Irving --autor do romance em que o filme se baseou-- e de Melhor Ator Coadjuvante para Michael Caine, a produção ganhou prêmios nas duas categorias oferecidos pelos críticos e atores dos Estados Unidos, além de ter sido indicado ao Globo de Ouro, entre outros que lhe garantiram um currículo invejável no cinema.
As premiações nos EUA não podem ser subestimadas. "Regras da Vida" levou às telas o tema aborto, tema que ganhou força nos últimos anos de maneira acalorada em território norte-americano, por conta da campanha presidencial, vencida por George W. Bush --que desde o início de seu mandato se manteve contrário à proposta.
Oscar
Premiação
- Roteiro Adaptado
- Ator Coadjuvante
Indicação
- Filme
- Direção de Arte
- Diretor
- Edição
- Trilha sonora
Prêmio da Associação Nacional dos Críticos dos EUA (National Board of Review)
- Roteiro: John Irving
Prêmio da Associação Norte-Americana dos Atores de Cinema (Screen Actors Guild)
- Ator Coadjuvante
|